Identificação, mitos e verdades e tratamento para o ronco e apneia do sono

tratamento de ronco alphaville - barueriQuando não tratado de forma adequada, o ronco pode desencadear outros problemas de saúde, como por exemplo a apneia obstrutiva do sono.

Todos conhecem pelo menos uma pessoa que ronca enquanto dorme o que pode fazer parecer que sabemos muito sobre este problema de saúde, entretanto há diversos mitos e verdades acerca deste assunto. Por exemplo, é mito que o ronco é sinônimo de sono profundo, pelo contrário, pessoas que roncam e que possuem apneia apresentam um sono de má qualidade, de modo que não conseguem atingir um sono profundo, não relaxando como deveria e não tendo um descanso reparador.

Dentre as verdades a respeito do ronco estão o fato de que o consumo de bebidas alcóolicas faz com que a pessoa ronque mais. O que ocorre é que o álcool relaxa a musculatura da faringe, fazendo com que a passagem de ar durante a respiração seja dificultada. Também é verídico que homens roncam mais do que as mulheres, segundo a Associação Brasileira do Sono 24% dos homens roncam, contra apenas 18% das mulheres. Muitas pessoas dizem também que dormir com a barriga virada para cima aumenta o ronco, o que também é verdade, pois nesta posição os músculos das vias aéreas superiores estão mais propensos a diminuir o espaço para a passagem de ar durante o sono, obstruindo a garganta e levando ao ronco.

Muitas vezes uma pessoa que ronca ou que possui apneia não tem consciência de seu quadro, porém, alguns sinais e sintomas podem apontar se este paciente sofre deste distúrbio do sono.

tratamento de ronco alphaville - barueri Uma noite mal dormida, atrapalhada pelo ronco e pela apneia reflete no dia de uma pessoa, de modo que ela pode apresentar sonolência excessiva e fadiga. Durante o sono é possível que o paciente tenha asfixia e acabe despertando algumas vezes por conta destas pausas respiratórias, podem haver também engasgos e até mesmo insônia.

Este distúrbio do sono causa, desta maneira uma diminuição da qualidade de vida, acarretando efeitos secundários, como estresse, e problemas cardiovasculares. É sabido que que o ronco pode acarretar problemas arteriais devido à vibração contínua dos músculos das vias respiratórias, que se localizam próximos à carótida, podendo esta se calcificar e gerar um acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como derrame.

Tratamento de ronco barueri - alphaville Embora o ronco e a apneia do sono afetem um grande número de pessoas no país e no mundo, ter uma noite de sono tranquila e bem dormida é possível. Com o avanço da tecnologia e dos estudos nesta área de conhecimento estão à disposição exames como a polissonografia, que faz o diagnóstico da apneia do sono; e também tratamentos para melhorar este quadro tão incômodo.

 

Quando se fala em tratamento para o ronco e apneia o que há de mais moderno no mercado é o laser Erbio:YAG. Ele é aplicado na cavidade oral do paciente, na parte de trás da garganta, em uma região chamada palato mole, na úvula e amigdalas. Este laser é capaz de melhorar a flacidez existente nesta região, tornando o tecido mais firme a partir da condensação do colágeno e estímulo à produção de novo colágeno. Desta maneira, a passagem de ar não é mais obstruída, de modo que não há mais interrupções respiratórias durante o sono e nem o ronco.

tratamento de ronco alphaville - barueri A quantidade de sessões a ser feita depende do quadro de cada paciente, porém em geral, são feitas três sessões, sendo que logo após a primeira já é possível notar uma melhora.

O tratamento para o ronco e para a apneia do sono não só proporcionam um sono mais saudável, como também qualidade de vida, conforto e previne o surgimento de doenças secundárias a este distúrbio do sono. Esta técnica moderna e diferenciada tem mostrado ótimos resultados, além de não ser invasiva, realizada em consultório médico e não demando o uso nenhum tipo de dispositivo durante o sono, como ocorre em tratamentos convencionais, como o CPAP onde o paciente dorme com uma máscara no rosto, podendo, muitas vezes, ser desconfortável e incômodo.