O ronco

O que é o ronco:

tratamento de ronco Alphaville e BarueriO ronco é um ruído provocado pela passagem dificultada do ar pelas vias respiratórias, devido à sua obstrução parcial. Durante o sono, ocorre um relaxamento da musculatura das vias aéreas superiores, que podem se tornar mais flácidas. A parte posterior da língua encosta na parte de trás do céu da boca, a úvula também se desloca mais para trás, fazendo com que o ar passe com dificuldade e provoque uma vibração das paredes da garganta, dando origem ao ruído. O ronco ocorre especialmente quando dormimos de costas, com a barriga virada para cima, pois esta posição favorece a projeção da língua para trás, prejudicando a respiração.

Em uma comparação, homens são mais atingidos pelo ronco do que mulheres, com aumento no número de casos em pessoas de mais idade. O ronco afeta o sono de 60% das pessoas com mais de 55 anos, sendo também mais frequentes em pessoas acima do peso.

Ronco e apneia do sono:

O ronco é uma doença e precisa de tratamento para evitar sua evolução, o que poderia trazer ainda mais riscos para a saúde. Seu agravamento pode levar ao desenvolvimento da apneia, um distúrbio do sono no qual a pessoa pode para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite, devido a obstrução total da passagem de ar pelas vias respiratórias. Este fenômeno leva a micro despertares durante o sono, o que prejudica sua qualidade.

Tratamento Ronco com laser Erbio-YAG - Alphaville e Barueri

Causas mais comuns do ronco:

O ronco pode ser causado por ganho de peso e obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de medicamentos calmantes; alterações dos ossos da face, adenoides de amígdalas com tamanho aumentado, obstrução nasal causada, por exemplo por rinites e sinusites, dormir com o abdômen para cima, desvio de septo, envelhecimento, dentre outros fatores.

Sintomas

tratamento apneia do sono Alphaville e BarueriPacientes que roncam, não necessariamente desenvolvem a apneia, porém, pacientes com apneia, roncam. Em ambos os casos os sintomas são parecidos e envolvem sono de má qualidade, despertares frequentes durante a noite, dificuldade de contração durante o dia, falta de atenção, memória prejudicada, irritabilidade, fadiga e sonolência excessiva.

O diagnóstico dos quadros de ronco e apneia depende de uma avaliação física e pode contar com um exame chamado polissonografia, que grava e monitora a atividade do coração, pulmão e do cérebro, além de identificar um padrão na respiração e nos movimentos dos braços e das pernas durante o sono. A falta de oxigenação durante a noite também pode ser medida quando se está investigando um paciente, o que se faz a partir do uso o oxímetro, um aparelho que mede a quantidade de ar que respiramos.

Tratamento do ronco e apneia

tratamento apneia do sono Barueri e AlphavilleO ronco e a apneia, além de desconforto, podem desencadear diversos outros problemas de saúde, se não tratados, como por exemplo, o aumento da pressão arterial; deste modo, não podem ser ignorados ou ter sua importância diminuída.

O tratamento do ronco e da apneia tem como principal objetivo manter as vias respiratórias abertas, sem qualquer tipo de obstrução, para desta forma, evitar que a passagem do ar durante a respiração seja interrompida enquanto a pessoa dorme.

tratamento de ronco Barueri e AlphavilleEm casos mais leves pode ser feito o uso de aparelhos odontológicos durante a noite, que mantém a mandíbula do paciente posicionada mais para frente, impedindo assim o bloqueio das vias aéreas. Em casos moderados a severos, pode ser necessário o uso de uma máscara que cobre apenas o nariz, ou nariz e boca e que leva ar para as vias respiratórias, mantendo-as, desta forma, abertas, este tratamento é conhecido como CPAP, que até hoje, tem apresentado bons resultados de melhora nos pacientes. Há ainda pessoas que podem precisar de cirurgias, que podem ser realizadas no nariz ou na cavidade óssea, e na remoção de amígdalas e adenoides.

O tratamento que cada paciente deve seguir é sempre indicado por um médico de acordo com as especificações do quadro de cada pessoa, além disso, a adequação ao tratamento indicado é de extrema importância, pois ela irá influenciar no sucesso do mesmo. Caso o paciente não se adapte ao tratamento, ele pode não dar continuidade ao mesmo.

Há situações em que a pessoa pode não se sentir confortável com o aparelho odontológico ou não se acostumar com o uso do CPAP, não conseguindo dormir com a máscara. A cirurgia seria um último recurso e ainda assim, não aplicável para qualquer paciente. Diante desta situação, o tratamento a laser se mostra uma opção viável e vantajosa. O tratamento a laser para o ronco e apneia é feita com o uso do laser Erbio:YAG, que estimula a contração do colágeno na cavidade oral, e garganta (úvula, palato mole e amígdalas), de modo que o tônus muscular é fortalecido, o tecido torna-se menos flácido e assim, não obstrui a passagem de ar durante o sono.

Uso do laser Erbio:YAG no tratamento do ronco e da apneia

Tratamento de ronco a laser Alphaville - BarueriEste é um tratamento não invasivo, confortável para o paciente e que tem a capacidade de melhorar a qualidade do sono do mesmo. O laser Erbio: YAG reduz os efeitos da apneia do sono e diminui a amplitude do ronco por meio da indução ao enrijecimento das paredes da parte de trás da cavidade oral e garganta. Há uma contração do colágeno do tecido desta região e manutenção do tônus muscular.

Em pessoas que roncam e que sofrem com a apneia do sono o colágeno da região do palato mole, da úvula e das amígdalas se encontra flácido; o laser Erbio: YAG age neste colágeno e desta forma o modifica, deixando-o mais firme e estimulando sua regeneração.

Simples, seguro e efetivo

O laser Erbio: YAG permite a penetração do calor no tecido da cavidade oral, sendo suave o suficiente para ser usado na mucosa sensível encontrada dentro de nossa boca, porém, forte o suficiente para promover um aquecimento eficaz sem causar danos ou efeitos adversos.  Ou seja, ele penetra superficialmente, porém, a uma profundidade necessária para desencadear o rejuvenescimento das fibras de colágeno, tratando assim, a flacidez.

Este tratamento tem apresentado altos níveis de sucesso, produzindo mudanças positivas nos padrões de sono dos pacientes. Pesquisas mostram que o laser Erbio: YAG reduz e atenua o ronco, proporcionando uma efetiva e não invasiva forma de diminuir os efeitos da apneia do sono.

Uma solução confortável para o paciente

tratamento de ronco a laser - Sao PauloUm tratamento completo com o laser Er: YAG consiste, na maioria dos casos em três sessões, que podem levar de 25 a 30 minutos, realizadas a cada 21 dias em consultório médico, sem dor ou riscos de sangramentos. No dia da realização de cada sessão, o paciente pode sentir uma leve coceira na garganta, porém, logo na manhã seguinte, quando acorda, já pode notar a melhora na qualidade do sono, pois suas vias aéreas mantém-se abertas durante a noite. O resultado final do tratamento pode durar cerca de um ano, e então as sessões podem ser repetidas.

Os pacientes consideram o laser Erbio: YAG como sendo uma solução confortável e satisfatória, não requerendo o uso de nenhum tipo de dispositivo durante o sono e não envolvendo nenhum produto químico. Esta é uma maneira simples de reconquistar uma boa noite de sono, livre dos sintomas da apneia.

Como o tratamento funciona?

O tratamento com o laser Erbio: YAG aquece o tecido do palato mole, úvula, e amígdalas, o que causa uma condensação da mucosa, tornando as paredes da cavidade oral mais firmes, levando a diminuição do som do ronco dos pacientes e dos efeitos da apneia do sono. O procedimento é feito em dois passos simples:

Passo 1: Pré-aquecimento: A luz do laser pré-aquece levemente o tecido.

Passo 2: Fortalecimento do tecido: O laser intensifica o aquecimento, estimulando a produção de colágeno e desta forma, fortalecendo o tecido da cavidade oral.

A solução para o ronco e para a apneia do sono

Podendo ter diversas causas, como o sobrepeso, consumo de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos calmantes, características da formação óssea do rosto, posição ao dormir, dentre outras, o ronco atinge um grande número de pessoas, homens em sua maioria. É causado pela vibração que o ar produz ao passar dificultosamente pelas vias aéreas parcialmente obstruídas pela língua, úvula e amígdalas, que flácidas, deslocam-se para trás, diminuindo o espaço de passagem do ar.

Muito mais do que um simples incômodo, o ronco trata-se de uma doença e precisa de tratamento. Caso não sejam tomadas as medidas necessárias, sua piora pode levar ao desenvolvimento da apneia do sono, um distúrbio causado pela obstrução total da passagem de ar pelas vias respiratórias, causando momentos de falta de circulação de oxigênio, o que desencadeia diversos micro despertares durante o sono.

tratamento do ronco Sao PauloDentre as opções de tratamento mais conhecidas estão o uso de aparelhos odontológicos e de máscaras que levam oxigênio às vias respiratórias, mantendo-as abertas; entretanto, tais métodos podem ser desconfortáveis, dificultando a adequação dos pacientes à eles. Neste sentido, apresenta-se o laser Erbio: YAG como uma alternativa não invasiva, indolor, rápida e eficaz para o tratamento do ronco e da apneia do sono.

O laser Erbio: YAG promove um aquecimento da região do palato mole, úvula e amígdalas, a partir do qual ocorre uma condensação do colágeno, que antes encontrava-se flácido, tornando-o mais firme. Desta maneira é possível tratar a flacidez desta região da cavidade oral e garganta, impedindo assim, que ocorra a obstrução das vias respiratórias, melhorando, desta forma, o ronco e a apneia do sono.

Realizado em consultório médico, em apenas 3 sessões de cerca de 25 minutos, o tratamento com laser Erbio: YAG já apresenta resultados na primeira sessão, onde, ao despertarem na manhã seguinte, os pacientes relatam melhora na qualidade do sono.

Simples, eficaz e inovador, o tratamento com laser Erbio: YAG proporciona não só a melhora do sono, mas da qualidade de vida do paciente como um todo.